Gisela Casimiro e a poesia do amor-próprio

Atualizado: 22 de Mar de 2019


Foto: Paulo Pires


“Estamos hoje aqui reunidos em nome da poesia” - Trecho do poema ‘Sábado’, de Gisela Casimiro


Nascida na Guiné-Bissau, Gisela Casimiro é uma escritora, artista e ativista portuguesa. O seu primeiro livro de poesias, ‘Erosão’, (lançado pela editora brasileira Urutau) traz alguns dos temas recorrentes de quem vive longe do país de origem. Traz também a verdade intransferível de quem traz a cor do continente africano na pele.


Na obra, a autora "antecipa a melancolia dos poemas, nos quais convivem o desgaste do corpo, a destruição das relações, a morte, o afastamento, a perda. No entanto, até estas destruições parecem sofrer o poder da erosão, porque após a leitura não é o seu gosto que fica, mas o da cicatrização e das luzinhas que nos encaminham para a reconfiguração e a redescoberta do bem-estar. São pequenas receitas para a sobrevivência que Gisela partilha conosco: a ironia, a esperança, o doce de tomate da mãe, as sardas da pele de alguém ou a relação intima com o que a transcende”, como escreveu André Tecedeiro.


“A sua obra é sobre as pessoas, a memória, o cotidiano e a Natureza. Está construindo o seu próprio museu, onde se coloca no lugar de outrem através da fotografia, pois defende que qualquer pessoa poderia ser, precisamente, outra, na arte e em qualquer parte”, diz a apresentação do seu livro.


Além do livro, Gisela teve textos publicados em Portugal e na Turquia. Em 2017 foi poeta convidada no International Young Writers Meeting e apresentou a sua obra em Istambul, Konya e Gaziantep. Nasceu em 1984 e vive em Portugal desde o final dos anos 80. Pratica voluntariado social e cultural. Muda seu entorno e muda a si mesma através da sua voz e da sua arte.


Aqui, a convite do Uma Artista Por Dia, a escritora lê e comenta um poema de sua autoria. "Eu escolhi este poema porque ele me traz força e me lembra que eu sou a pessoa mais importante da minha vida".


Assista:



O livro da Gisela pode ser comprado neste link.


♥ No Instagram:@giselacasimiro

0 comentário